Você provavelmente já conhece a importância do vídeo para o Marketing. Durante o primeiro semestre do ano passado, o formato marcou presença em 99,2% dos lares brasileiros, conforme apontou o Kantar IBOPE Media. Desde 2021, as publicidades em vídeo captam cerca de 37% do montante total investido por anunciantes e há um bom motivo para isso: 95% da mensagem veiculada no formato audiovisual é lembrada e assimilada pelos consumidores, de acordo com informações do eMarketer.

Diante disso, é natural que marcas e empresas busquem maneiras de ampliar a produção de conteúdo audiovisual e as ferramentas de Inteligência Artificial têm se provado poderosas aliadas nesse sentido. Mesmo assim, muitas campanhas ainda apostam no poder da imagem de atores e personagens conhecidos pelo público como garotos-propaganda. Por quê?

Para Rodolfo Rufeisen, diretor da produtora audiovisual Paprika Filmes, a resposta passa pela humanização do processo publicitário. Ele destaca que o perfil do artista em uma propaganda deve remeter a uma imagem forte e conectada com os valores e a missão da marca e ressalta que além de humanizar a marca, esse tipo de vídeo emociona o público e traz à tona memórias afetivas, fazendo com que a marca seja lembrada e relacionada à decisão de compra por muito tempo.

​Considerando a natureza do consumidor moderno, que busca por sinais de representatividade e compatibilidade de valores nos produtos que consome, os filmes publicitários que contam com atores, personagens, cantores, esportistas e personalidades na frente das telas – vinculando sua imagem e credibilidade ao produto e à empresa – conseguem se aproximar mais do público e engajá-lo positivamente na decisão de compra, nas redes sociais e nas rodas de amigos.